Marina Filippe

    Marina Filippe

    Marina Filippe nasceu em Jundiaí, São Paulo, e se formou pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 2014. Iniciou a trajetória no jornalismo como estagiária da TV Rede Paulista. Em seguida ficou cerca de três anos na assessoria de imprensa MR Comunicação, onde foi estagiária e depois efetivada. Durante um ano foi gestora de conteúdo multimídia na Gogo Digital, até iniciar o trainee Curso Abril de Jornalismo.

    Atualmente, Marina é repórter na Exame nas editorias de negócios e marketing. É especializada na cobertura de diversidade (gênero, orientação sexual, étnica-racial e pessoas com deficiência) e responsável pela produção anual do Guia Exame de Diversidade, que em 2021 chega a sua terceira edição com quase 200 empresas inscritas. Na Exame, onde está desde 2016, também já passou pela editoria de gestão.

    Em 2020 foi finalista do primeiro Prêmio de Jornalismo Inclusivo, iniciativa promovida por Jornalistas&Cia e pelo Portal dos Jornalistas, com o apoio da HBO Latin America. No ano anterior recebeu o Prêmio Diversidade e Inclusão Mais Admirados 2019, oferecido pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná.

    É Mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade de São Paulo. Tem publicações em veículos como HuffPost Brasil, Noisey (da Vice), Tenho Mais Discos que Amigos e Elemidia. Recorrentemente participa de mediações, palestras e debates em universidades e empresas sobre diversidade na comunicação e nas organizações.