Braulio Lorentz

    Braulio Lorentz

    Braulio Lorentz é editor de Pop & Arte, editoria de cultura do G1, desde 2011. Ele apresenta, produz e edita o G1 Ouviu, o podcast de música mais ouvido no Brasil, batendo a marca de 200 mil downloads semanais em 2020.

    Antes do formato atual, em que as tendências da música são comentadas, o podcast era um guia de lançamentos.

    Na TV, faz participações na GloboNews e na TV Globo, onde apresentou a agenda de shows no Bom Dia São Paulo.

    Lorentz foi um dos editores da edição brasileira da Billboard e repórter do Caderno B, do Jornal do Brasil. Escreveu também para os cadernos jovens da Folha de S.Paulo (Folhateen) e Estado de Minas (Drops).

    Antes, publicou textos nas revistas OutraCoisa e Placar. Quando estudava jornalismo na UFMG, fundou o projeto Pílula Pop. Em 2006, o site, programa de rádio e de TV foi aprovado nas Leis Federal e Estadual de incentivo à cultura.

    Em 2021, criou dois cursos de jornalismo cultural. Em Quem é que vai ler isso? Jornalismo musical nos tempos do streaming: teoria e prática ele e outros jornalistas experientes mostram como transformar festivais, álbuns e músicas em conteúdo.

    Ao lado dos jornalistas Zeca Camargo e Pedro Antunes, Lorentz desenvolveu o curso Papo Bom – A arte da entrevista no jornalismo cultural. A ideia é preparar novos jornalistas para entrevistas com personagens da cultura pop.

    Atualizado em junho/2021 – Portal dos Jornalistas

    Informações cedidas pelo próprio jornalista.