Luiz Fernando Gomes

    Luiz Fernando Gomes nasceu em 8 de março de 1960, no Rio de Janeiro (RJ). Apesar disso, diz que é mineiro por adoção, já que se mudou para Juiz de Fora (MG) aos seis meses e só saiu de lá formado, 21 anos depois. É bacharel em Jornalismo, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf/MG) em 1981. Possui máster em Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-Ufrj/RJ).
    O trabalho em redação começou como estagiário de Esportes no extinto jornal Diário Mercantil (MG), em Juiz de Fora. No ano da formatura, foi trabalhar no Jornal do Brasil (RJ), no Rio, onde foi repórter de Geral, repórter especial, chefe de Reportagem, coordenador de sucursais e correspondentes, e editor do caderno Cidades, do qual foi um dos fundadores.
    Em 1992, transferiu-se para o jornal O Dia (RJ), onde foi editor de Geral, chefe de Redação e editor-chefe. Ficou lá até 2001. Participou do processo de reformulação e modernização do jornal, que abandonou a linguagem popular e passou a focar na classe média, trocando os assuntos policiais em demasia pela abordagem de Esporte, Celebridades, Política e Economia Popular.
    Em 2001, iniciou sua atuação no jornalismo paulistano, quando entrou na TV Globo (SP) como editor executivo do Jornal da Globo. Trabalhou por três anos no Jornal da Tarde (SP), onde participou do relançamento da edição de Esportes de segunda-feira e de outros suplementos semanais.
    Tornou-se, em 2006, editor-chefe dos veículos do Grupo Lance!: as edições diárias de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre do Lance!; as edições paulista e carioca do jornal Mais, voltado às classes populares; o portal Lance!Net e a Lance!TV, entre outros produtos. Deixou a função em setembro de 2016, destacando duas de suas realizações: a implantação da primeira redação multimídia do Brasil e o que chama de ‘timização’ da cobertura, que transformou a cobertura de cada clube em pequenas editorias independentes, produzindo conteúdo para todas as plataformas e cuidando também da edição do material. Além disso, investiu em um novo site de futebol internacional, dentro do Lance!Net – utilizando a marca Fut, da revista do mesmo nome e mesma orientação.
    Continua colaborando com a Rede Nacional Lance! (RNL) em outro nível e com projetos específicos, embora sem vínculos e dividindo com outras iniciativas que pretende tocar.
    Atualizado em setembro de 2016
    Fontes:
    Jornalistas&Cia Edição 1.020