Luciano Trigo

    Luciano Trigo nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1964. É escritor, editor e tradutor, além de blogueiro. Foi repórter do Jornal do Brasil, atuando no Caderno B e no Ideias. É crítico de cinema desde 1986.

    Trabalhou, ainda, como editor do suplemento Prosa e Verso do jornal O Globo e colaborador das revistas Bravo, República, Continente e IstoÉ, além dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.

     

    Luciano Trigo é escritor, jornalista, tradutor e editor de livros.  Autor de O viajante imóvel, sobre Machado de Assis, Engenho e memória, sobre José Lins do Rego, e meia dúzia de outros livros, entre eles infantis.

     

    Em 2002, ganhou o Prêmio José Lins do Rêgo, da Academia Brasileira de Letras, com a publicação Engenho e memória: o Nordeste do açúcar na ficção de José Lins do Rêgo.

     

    É colaborador de diversos jornais. Editou também as revistas Leia Livros e Poesia Sempre. Foi editor da Nova Fronteira e da Odisséia Editorial.

     

    Atualmente, trabalha na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e mantém um blog para o Portal G1 onde, desde dezembro de 2007. O blog se identifica por Máquina de Escrever – Um olhar crítico sobre literatura, cinema e artes plásticas.

     

    Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

     

    Fonte:

    http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/

     

    Site http://www.tirodeletra.com.br/biografia/LucianoTrigo.htm, acessado em 2007]