João Paulo Costa

    João Paulo Costa

    João Paulo Costa nasceu em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, em 28 de julho de 1980.

    É graduado desde 2004 em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura/ Belo Horizonte (MG)).

    Começou a carreira profissional ainda em 2004 como redator na Setembro Propaganda Ltda, agência de comunicação e marketing político, durante as eleições municipais.

    Entre 2005 e 2008 foi editor – chefe da ETV, emissora de TV filiada à Rede Minas / TVE com sede em Sete Lagoas (MG) e abrangência regional. Em 2008, ainda em Sete Lagoas (MG), transferiu-se para a rede de ensino  CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) para coordenar o setor de comunicação e estágios da instituição.

    Em 2009, de volta a Belo Horizonte, atuou como repórter na Rádio Globo BH (Sistema Globo de Rádio) cobrindo a agenda política do então prefeito da capital mineira Márcio Lacerda.

    No mesmo período começou a escrever crônicas esportivas em jornais com circulação na Região Metropolitana de Belo Horizonte,  firmando parceria com Dirceu Lopes, ex-jogador de futebol com passagens pelo Cruzeiro e Seleção Brasileira.  Por meio desse trabalho viajou para a África do Sul para cobrir a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de 2010.

    Entre 2010 e 2012 afastou-se das redações para assumir a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedro Leopoldo (MG) e, posteriormente, em 2013, atuar como diretor de esportes da Prefeitura de Rio Acima (MG).

    Ainda em 2013 voltou a dedicar-se ao jornalismo, dessa vez como repórter e comentarista esportivo da rádio Transamérica Hits BH e produtor na BH News TV.

    No ano seguinte, deixou a Transamérica Hits BH para trabalhar como produtor no Grupo Bel de Comunicação (Rádio CDL FM) . Ainda em 2014, durante a Copa do Mundo do Brasil, decidiu permanecer exclusivamente na BH News TV, onde também começou a atuar como comentarista esportivo.

    No fim de 2015 até meados de 2018, retornou ao setor público assumindo a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo e, em seguida, a Assessoria de Imprensa da  Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo.

    Voltou ao rádio recentemente em mais duas oportunidades. Entre junho de 2018 e dezembro de 2018 como produtor de rádio e tv pelo Grupo Bel de Comunicação (Rede Estrada Real FM, CDL FM e 98 FM) e entre fevereiro e agosto de 2019 como produtor e comentarista esportivo por meio da 93 FM.

    Em agosto de 2019 reassumiu o cargo de assessor de imprensa na Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo (MG).

     

    Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista

     

    Atualizado em janeiro/2020 – Portal dos Jornalistas