Guilherme Van der Laars

    (Rio de Janeiro/RJ, 20 de novembro de 1974 – La Unión/Colômbia, 29 de novembro de 2016)
     
    Guilherme Van der Laars nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 20 de novembro de 1973.
     
    Fez parte da primeira turma de estagiários do Lance! (RJ), em 1997, ano da criação do jornal. Permaneceu no tablóide até setembro de 1998. Passou depois 13 anos trabalhando no jornal Extra. Participou da cobertura da Copa do Mundo de Futebol da Alemanha 2006.
     
    Desde 2013 trabalhava como repórter e produtor esportivo na TV Globo, ultimamente na equipe do programa Esporte Espetacular. Cobriu a Copa do Mundo de Futebol do Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Foi um dos responsáveis pela série de reportagens A Base: Da terra à grama, que fez uma análise sobre os problemas do futebol brasileiro após a copa.
     
    Conquistou o Prêmio Botafogo de Imprensa 2015, na categoria Televisão, junto com Ronaldo Gonçalo e Douglas Lima, por reportagem veiculada pela TV Globo.
     
    Era torcedor do Botafogo de Futebol e Regatas. Participava de maratonas aquáticas, sendo assíduo competidor da Travessia dos Fortes de Copacabana, principal prova da natação em mar aberto da América Latina. Gostava também de praticar futebol amadoristicamente, chegando a participar de uma equipe – a Nova Geração – que tinha como técnico Arthur Antunes Coimbra, o Zico, um dos maiores futebolistas de todos os tempos.
     
    Estava no voo que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas, entre elas o produtor.
     
     
    Atualizado em novembro de 2016
     
    Fontes: