Jason Vogel

    Jason Curvello Vogel é bacharel em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) do Rio de Janeiro (RJ).

    Iniciou na área em 1992 como estagiário da Mesbla, no Rio de Janeiro (RJ), onde foi responsável pelo jornal interno da marca produzido na agência carioca 'Portafolio Comunicação'. Ali trabalhou por cerca de dois anos até conseguir uma vaga no caderno de automóveis do jornal O Globo.

    Neste caderno começou a carreira como repórter de automóveis e passou a assinar Jason Vogel. Na redação d'O Globo, trabalhou no reportariado, cobriu feiras nacionais e internacionais do mundo auto, entrevistou personalidades e produziu vários especiais.

    No período, final dos anos 90, foi responsável por uma seção em que personalidades contavam histórias sobre os automóveis que tinham marcado suas vidas; posteriormente a seção virou um programa sobre automóveis na rádio Estadão/ESPN e do Jornal da Tarde (SP).

    Em 2001, já especializado no segmento de automóveis, incluindo conhecimentos da indústria automobilística nacional e internacional, passou a editor do caderno de O Globo, que atualmente (2013) chama-se Carro Etc. Mais tarde, com a chegada do jornal Extra (RJ) no mercado editorial, também assumiu a edição do cadeno Motor Extra do veículo.

    Em setembro de 2014 foi escolhido entre os cem mais admirados jornalistas brasileiros – ‘Top 100’- nomes que embalam o jornalismo contemporâneo.

    Em janeiro de 2015, durante as movimentações na redação do jornal O Globo foram realizadas modificações nas editorias atingiram em cheio um dos mais tradicionais espaços da imprensa automotiva brasileira, o caderno Carro etc e acabaram por extinguir o impresso. Jason Vogel que atuava como editor do caderno passou a repórter de Economia no jornal.

    Em abril de 2015 Jason Vogel foi eleito entre os jornalistas ‘+Admirados da Imprensa Automotiva’, conquistou com 4.583 pontos a classificação entre os cinco primeiros jornalistas mais admirados do segmento. A eleição é uma realização do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.

    Desde 2008 é colaborador do blog AUTOentusiastas, além de outros websites do ramo, como o portal Vrum, nos quais compartilha novidades do segmento e suas experiências na pilotagem de vários tipos de veículos, entre os lançamentos do mercado e raridades, a título de test drive.

    Mais tarde, o jornalista também levou sua bagagem para as páginas dos cadernos de automóveis do Diário de S.Paulo e do carioca Expresso.

    Em 2010 Vogel escreveu Uma viagem à Primeira Exposição de Automobilismo do Rio, há 85 anos, publicado pelo Extra, sendo esta uma das matérias mais importantes de sua trajetória, em que relatou os bastidores do primeiro salão do automóvel do Brasil, em 1925, realizado no Rio de Janeiro (RJ), o embrião dos Salões de Automóvel brasileiros que passaram a ocorrer com regularidade em 1960.

    Sempre em sintonia com as novidades mundiais do setor e suas novas tecnologias, o editor continua a ser enviado especial d’O Globo e do Extra para a cobertura de feiras internacionais do setor e a produzir reportagens como: Já é 2012 em Paris: mostra francesa apresenta carros que chegarão ao Brasil dentro de dois anos.

    Em julho desse mesmo ano, durante as Olimpíadas de Londres, foi à capital inglesa fazer uma reportagem sobre os antigos ônibus, símbolos da cidade, publicada sob o título: Um passeio nos últimos ônibus Routermaster em Londres.

    Em paralelo ao jornalismo, Vogel participou do I Raid da Mantiqueira (rally), junto com o também jornalista de automobilismo Flavio Gomes, pilotando um carro oriundo da Alemanha Oriental por várias cidades mineiras.

     

     

     

    Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas.

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3265

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2949

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3553

    http://oglobo.globo.com/economia/piloto-por-um-dia-8978983

    http://extra.globo.com/noticias/economia/uma-viagem-primeira-exposicao-de-automobilismo-do-rio-ha-85-anos-162691.html

    http://oglobo.globo.com/boa-viagem/um-passeio-nos-ultimos-onibus-routermaster-em-londres-5584263

    http://oglobo.globo.com/economia/ja-2012-em-paris-mostra-francesa-apresenta-carros-que-chegarao-ao-brasil-dentro-de-dois-anos-2943397

    http://maharpress.blogspot.com.br/2012/05/raid-da-mantiqueira-o-final.html

    http://maharpress.blogspot.com.br/2011/02/jason-vogel-viajade-feneme.html

    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2009/08/convidado-jason-vogel.html

    http://www.autodiario.com.br/noticia-carro/finalistas-do-premio-carro-do-ano-mundial-2011-sao-anunciados

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9zFdWGUBuhsJ:magnatec.castrol.com/download.html%3Ffile%3Dassets/ppt/castrol-key-influencers.ppt+&cd=16&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    http://www.vrum.com.br/ 

    http://autoentusiastas.blogspot.com.br/search?q=Jasonhttp://www.evaldonovelini.com.br/?p=2480

    http://www.fbva.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=584&Itemid=58
    http://carrosantigos.wordpress.com/2010/07/28/exposicao-de-automoveis-rio-1925/
    http://pcguimaraesreporter.blogspot.com.br/
    http://www.sbt.com.br/noticias/?c=9905#.UnEFMf1Tv5o

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/perfil.aspx?id=93