Vítor Alexandre Kenji Ogawa, 46 anos, de Londrina (PR), resolveu criar um grupo no Facebook em abril deste ano para ajudar pessoas que, do dia para a noite, com a pandemia de Covid-19, viram-se sem recursos para arcar com as contas básicas. O grupo Paga esse para mim? hoje conta com pouco mais de dois mil membros e socorre brasileiros em dificuldade, reunindo no mesmo ambiente virtual os que precisam de ajuda e os que podem ajudar.

Em entrevista ao UOL, Ogawa relatou que viu surgir no cenário de crise por causa da pandemia várias iniciativas para arrecadar e doar cestas básicas, alimentos, mas nada que ajudasse as pessoas a pagarem aluguel, contas de água, luz, gás, internet. Ele disse que o perfil dos participantes do grupo é bastante diverso. Há desde pessoas que tiveram de fechar seus negócios até estudantes e pessoas que ficaram desempregadas, de várias regiões do País e de diferentes faixas etárias.

Afirmou ainda ter presenciado pessoas ajudando desde o estudante que passou no vestibular e não tinha dinheiro para a matrícula até uma profissional do sexo que não pode trabalhar durante a pandemia, e que é universitária e estava com as contas e o aluguel atrasados. “Ela estava para ser despejada e conseguiu quitar um dos aluguéis com a ajuda de alguém.”

O objetivo dele agora é expandir o grupo. Desde que o lançou, Victor divulgou-o somente entre seus contatos da rede social por causa da limitação de convites no Facebook.

Ele diz que se sente feliz e satisfeito a cada história de sucesso, mas lembra que existem muitas pessoas que precisam de ajuda, o que o deixa bastante aflito: “O grande desafio tem sido encontrar pessoas que possam pagar esses boletos, já que a demanda de pessoas precisando não para de crescer, chegam pedidos inbox todos os dias”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments