Trinta jovens jornalistas e produtores de conteúdo de 18 estados brasileiros vão viver uma experiência única em São Paulo, com tudo pago, por doze dias, nas sedes paulistanas de algumas das maiores empresas do País. Trata-se da Jornada Galápagos de Jornalismo, iniciativa da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia de Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.

“A Jornada é um hub criativo e de empreendedorismo que tem como proposta oferecer atualização, inspiração e proporcionar conexão entre os participantes de regiões e vivências diversas, os palestrantes e empresas patrocinadoras que acreditam na importância do jornalismo plural e regional”, explica Zapparoli.

Serão mais de 80 horas de conteúdo, divididas em masterclasses, painéis e entrevistas com palestrantes renomados em suas áreas de atuação, como os jornalistas Renata Lo Prete, Chico Felitti, Natuza Neri, Branca Viana, Conrado Corsalette e Cecília Oliveira, e os executivos Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Ricardo Sales (Mais Diversidade), Carlo Pareira (Pacto Global da ONU), entre outros.

A temática desta edição é As práticas de ESG na comunicação e os encontros acontecerão de 23/7 a 4 de agosto. A curadora responsável pela Jornada é Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora especializada em temas ligados a diversidade e inclusão; mulheres e liderança; desigualdade de gênero e racial; etarismo; literatura e jornalismo interseccional. Em 25 anos de carreira, foi repórter, editora, colunista, correspondente internacional em Paris e editora-chefe em redações de Marie Claire, Vogue, Veja São Paulo, Folha de S.Paulo e rádio CBN.

Gratuita e inclusiva

Aberta tanto para universitários quanto para profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos), a Jornada Galápagos é inteiramente gratuita.

Nesta edição, foram 1223 inscritos de 26 estados. A primeira etapa selecionou 200 candidatos, que passaram por uma entrevista com o time da Galápagos, remotamente ou presencial. Destes 200, trinta foram escolhidos e convidados a embarcar nessa iniciativa sem igual no Brasil.

Turma da última edição presencial da Jornada Galápagos, ocorrida em 2019

O critério de seleção é interseccional, ou seja, leva em conta dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa. Na avaliação dos inscritos, são considerados gênero (incluindo pessoas LGBTQIAP+), classe, raça e região do país, para formação de um grupo diverso e inclusivo. Entre o grupo de 30 pessoas da edição 2023 (22 pessoas são LGBT+); 56,7% são pretos ou pardos e 6,7% indígenas.

Apoiam a iniciativa Smiles, Ambev, Itaú Unibanco, Grupo Boticário, Magalu, Engie, Suzano, Aberje, Google News Initiative, Spotify, Pacto Global, Mais Diversidade, revista piaui, Airbnb e Lady Driver.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments