A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) fez um compilado com pesquisas brasileiras e internacionais sobre os impactos da cobertura midiática de atentados a escolas, especialmente no que se refere à disseminação e aumento de casos do tipo.

As pesquisas reunidas pela Jeduca foram citadas em publicações e estudos sobre o tema, ou indicadas por especialistas. Além das pesquisas, a entidade destaca o trabalho de campanhas como Don’t Name Them (Não os nomeie), coordenada pela Texas State University.

O tema ganhou evidência nas últimas semanas após veículos de todo o País anunciarem que vão mudar suas políticas de cobertura de atentados desse tipo. Segundo especialistas, a intensa divulgação de detalhes e dados sobre os ataques e seus autores pode levar a novos atentados semelhantes.

Grupo Globo, Estadão, CNN Brasil, Grupo O Liberal (Pará), Folha de Pernambuco, entre outros, anunciaram que não vão mais divulgar nomes, dados pessoais e detalhes dos ataques.

A própria Jeduca indicou alguns pontos que devem ser discutidos pela imprensa ao realizar a cobertura de atentados a escolas. A entidade produziu em 2019 um miniguia sobre a cobertura de casos do tipo, e realizou um webinar sobre o assunto com as pesquisadoras Catarina de Almeida Santos, da Universidade de Brasília, e Telma Vinha, da Universidade Estadual de Campinas.

Confira aqui o compilado das pesquisas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments