O Instituto Serrapilheira abriu, em parceria com a Fundação Gabo e apoio da Unesco, inscrições até 5/9 para o Programa de Formação e Estímulo ao Jornalismo de Ciência. Um projeto que busca fortalecer a cobertura crítica no campo científico a partir de abordagens rigorosas, baseadas em evidências, análise de contexto e colaboração.

Durante oito encontros comandados por Pablo Correa Torres, editor de ciência, saúde e ambiente do jornal El Espectador, da Colômbia, os participantes poderão se aprofundar e analisar diferentes formas de narrativas de fatos científicos por meio de um olhar sobre a história da ciência e um estudo de caso: a técnica genética Crispr-CAS9.

O programa concederá bolsas de até US$ 2,5 mil para a produção jornalística de 16 profissionais latino-americanos selecionados. Também estão previstas atividades sobre o tema no Festival Gabo 2021.

Para participar, é necessário ter entre três e dez anos de experiência na cobertura de assuntos científicos em veículos de qualquer formato. Os selecionados participarão do workshop Imersão no jornalismo científico: um método para desconfiar, que será realizado de forma online entre 21/9 e 14/10.

O objetivo do projeto, segundo o Instituto Serrapilheira e a Fundação Gabo, é promover a cobertura aprofundada da ciência a partir da difusão de informações confiáveis e do combate à desinformação, que representam atualmente um desafio nos meios de comunicação.

Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do instituto, afirma que parte da missão do Serrapilheira é fazer com que a ciência esteja melhor representada no debate público, e “acreditamos que o jornalismo profissional é um meio essencial para alcançar esse objetivo”. E completou: “Por isso ficamos contentes em apoiar uma iniciativa promovida por uma instituição tão tradicional no jornalismo como é a Fundação Gabo, focada justamente em aumentar a qualidade da cobertura de ciência na mídia”.

Para Jaime Abello Banfi, diretor-geral da Fundação Gabo, traduzir a linguagem científica de forma clara, contextualizada e atraente por meio do jornalismo contribui para o combate à desinformação e o fomento a uma cultura do conhecimento: “A Fundação Gabo e o Instituto Serrapilheira uniram-se para promover um jornalismo apaixonante e interessante, com diferentes formatos, em espanhol e em português, sobre personagens, processos, conquistas e fracassos do imenso campo da ciência, que é cada vez mais importante globalmente e nos países da América Latina devido ao seu enorme impacto econômico, tecnológico, político e social”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments