Um conteúdo:


A Énois abriu, até 26/6, as inscrições para o programa Diversidade nas Redações. Apoiando veículos de comunicação locais a desenvolverem seus negócios e estratégias, a iniciativa irá selecionar 10 redações das regiões Norte e Centro-Oeste para receber apoio financeiro de R$ 6 mil e um percurso formativo de três meses. Além disso, o projeto vai fortalecer a cobertura das eleições 2022 com o pagamento de R$ 8 mil para a contratação de repórteres locais.

Os selecionados irão desenvolver um projeto voltado ao financiamento das organizações, com base nos valores da diversidade, representatividade, inclusão, engajamento e distribuição com as comunidades.

Simone Cunha, diretora de sustentabilidade da Énois, afirma que o objetivo é apoiar as redações na busca de formas de se financiarem para que assim possam prestar serviço às suas comunidades. “Assim, a diversidade vira o pilar que ancora a missão e também uma prática de gestão e produção jornalística”, disse.

Para participar os interessados devem estar nas regiões Norte ou Centro Oeste; cobrir pautas locais; atuar jornalisticamente, no mínimo, há 2 anos; ter CNPJ ou MEI; ter regularidade de publicações (diárias, semanais, quinzenais…); ter representatividade na redação, com chefia e equipe diversa; ter uma equipe fixa de pelo menos 2 pessoas; e fazer cobertura das eleições 2022.

A primeira edição do Diversidade nas Redações foi realizada entre outubro de 2020 e outubro de 2021 pela Énois, com apoio do Google News Initiative. A segunda edição, que acontecerá entre julho e novembro de 2022, terá o patrocínio da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil e do ICS (Instituto Clima e Sociedade) e contemplará, exclusivamente, redações da região Norte e Centro-Oeste.

As formações voltadas à sustentabilidade financeira serão realizadas nos três primeiros meses de programa, e tratarão de definição de negócio e planejamento estratégico; organização da área financeira e previsão de captação; desenvolvimento de novas fontes de receita; e desenho organizacional e gestão de equipe. Além disso, o Diversidade nas Redações terá formações voltadas à cobertura das eleições a partir dos territórios e das necessidades das comunidades e fará articulação da produção e distribuição das reportagens produzidas.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments