Em entrevista para o UOL, Eliane Brum, a +Premiada jornalista de 2021 e da história, comentou o assassinato do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira. Segundo ela, o crime teve mandantes e o governo de Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade no caso.

“É importante que a gente lembre que Bruno estava com alvo na cabeça por conta do governo Bolsonaro. Porque no momento em que o Bruno, como chefe na Funai, faz operação que destrói balsas de garimpo, mas é exonerado do cargo, o governo brasileiro botou um alvo na cabeça dele”, comentou.

Eliane, que há alguns anos mora em Altamira (PA) e está acostumada a viajar pela Amazônia para a produção de reportagens e livros, explica que tudo o que acontece na região é monitorado por grileiros de terra, e, por causa disso, acredita que o crime em questão teve mandantes.

“Quando vou para Anapu, tem uma balsa lá, e já tem gente tirando foto minha. Ninguém passa na Amazônia sem que olheiros da grilagem saibam quem está entrando”, explicou a jornalista. “Tudo é completamente controlado. Acho quase impossível que não soubessem quem é Dom Phillips. Isso não acontece. Não é assim que funciona. O crime precisa ser elucidado. É evidente que, se não encontrarem mandantes, se o crime não for elucidado, todos os que atuam na Amazônia têm alvo na cabeça. Enquanto mandantes não forem julgados e punidos, nós todos estamos com alvo na cabeça”.

Para Eliane, Dom e Bruno foram vítimas de uma verdadeira guerra que acontece na Amazônia há anos, e que toma proporções maiores “por conta de um governo que tem como principal projeto de poder abrir ainda mais a Amazônia para a exploração predatória”. Ela lembrou ainda de outros assassinatos anteriores, também de pessoas que defendiam a Amazônia. Mas, segundo ela, como foi a primeira vez que mataram um jornalista dentro da floresta, fora de contextos urbanos, “um limite foi extrapolado”.

Assista à entrevista de Eliane Brum na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments