8 C
Nova Iorque
segunda-feira, abril 12, 2021

Buy now

GM anuncia fim da versão impressa da revista Panorama

Lançada em 1962 como um boletim de quatro páginas, publicação passa a ser distribuída apenas em versão digital Uma das mais tradicionais publicações corporativas da área automotiva, a revista Panorama, lançada em 1962 como um boletim interno da General Motors do Brasil, circulou na semana passada sua última versão impressa e a partir do próximo número passa a ter apenas versão digital. Em carta publicada na última edição, o diretor de Comunicação Social Pedro Luiz Dias explica que a mudança visa a agilizar o processo de produção da revista e incentivar práticas sustentáveis, evitando o gasto de papel na impressão: “(…) Em uma iniciativa ousada da GM do Brasil, apoiada em modernidade e sustentabilidade, ela passará a ser oferecida exclusivamente em formato eletrônico. Desta maneira, a revista levará as notícias da GM a seus atuais leitores com maior agilidade e poderá ser lida por um número ainda maior de pessoas por meio do portal ’Eu também sou GM‘. Além da comodidade e da portabilidade que proporciona, a substituição dos impressos pelo formato eletrônico traz enormes benefícios ao planeta”. A última edição impressa circulou com 64 páginas e tiragem de 17 mil exemplares, mas durante anos a tiragem foi de 30 mil, com pico de 34 mil exemplares em outubro de 2005, que teve como capa o lançamento do Vectra. Distribuída internamente, a revista também era periodicamente enviada a um mailing de três a quatro mil pessoas, entre jornalistas das áreas automotiva e de economia, concessionários, clientes, membros do governo e formadores de opinião. Em mais de 50 anos de vida, foi editada por profissionais como Percy Faro, Susete Davi e Milton Gamez, este hoje diretor do núcleo IstoÉ Dinheiro na Editora Três, que de março de 2003 a julho de 2004 dividiu o comando da Panorama com Günther Hamann, seu atual editor. Também integraram a revista, entre outros, Suzana Barelli (Menu), Marsílea Gombata e Matheus Pichonelli (CartaCapital), Felipe Gil (Revista da GOL), Flávia Tavares (Época), Camila Franco (AutomotiveBusiness), Armando Pereira Filho (UOL), Sueli Osório (Notícias Automotivas), Gerson de Faria (Quatro Rodas e Playboy), Susi Aissa (ex-Época, IstoÉ Dinheiro e O Globo), Sheila Grecco (ex-Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Exame) e Francisco Costa (Revista da USP). Até 2002, a circulação da Panorama fora da GM era pouco explorada e a maior parte do conteúdo era de artigos dos executivos e releases do Departamento de Comunicação. Em 2003, começou uma nova etapa, com mudança no projeto editorial, que visava a incorporar a revista ao plano de comunicação interna da empresa, a fim de estreitar o relacionamento com funcionários e familiares e transmitir as políticas da GM. Para tocar o novo projeto foi contratada a GA Comunicação, de Günther, e o primeiro número após a reestruturação foi lançado em abril de 2003. “Investimos na criação de seções temáticas, linguagem acessível, atraente e didática, e a produção de reportagens próprias, estimulando a diversidade das pautas”, explica Günther. “A revista passou a buscar histórias dentro e fora da empresa: assuntos de interesse geral, ’radiografias‘ dos vários departamentos da GM, perfis individuais e de equipes, hobbies curiosos – como o do empregado que coleciona miniaturas de porquinhos ou o do eletricista que fabrica violões –, carros antigos e muito mais. As ações sociais do Instituto General Motors e a sustentabilidade ganharam ênfase especial”. Segundo a última pesquisa interna, feita pela empresa em 2011, o índice de leitura da publicação atinge a 98,5% dos funcionários, com média de 3,2 leitores por exemplar, que em 89,5% dos casos consideram a qualidade do material excelente, muito boa ou boa. “Como ex-funcionário, sei que a Panorama tem uma história cheia de sucesso e acredito que isso não vai mudar, mesmo deixando de circular em versão impressa”, comenta Renato Luti, que esteve por 16 anos na GM, em duas passagens, tendo deixado a casa em 2009, quando era gerente de Imprensa. “Ela ainda hoje é um instrumento muito valioso para a comunicação interna da empresa”. Interessados em obter a versão digital da revista podem se cadastrar pelo www.eutambemsougm.com.br ou solicitar com Marjorie Cohn (11-4234-4511 ou marjorie.cohn@gm.com) a inclusão no mailing de envio.

Related Articles

21,792FãsCurtir
2,735SeguidoresSeguir
17,400InscritosInscrever

Últimas notícias