A Editora Globo anunciou nesta semana o lançamento da Nova Globo Rural, iniciativa resultante de seu recém-criado hub digital de agronegócios. A plataforma une as experiências das equipes da revista Globo Rural, especializada no agronegócio brasileiro, e do Valor Econômico, com foco em economia e negócios para, segundo comunicado da empresa, oferecer ao leitor “a mais completa plataforma digital de informações, serviços e ferramentas dedicada ao campo no Brasil”.

A integração entre as duas redações, que já vinha ocorrendo nos últimos meses, foi concretizada com a apresentação do novo site e definição da nova estrutura editorial do hub, que terá no comando o editor-executivo Cassiano Ribeiro, vindo da Globo Rural, e do editor-chefe Patrick Cruz, até então no Valor Econômico.

“A nova plataforma digital da Globo Rural é a iniciativa editorial mais relevante da Editora Globo nos últimos anos”, destaca Frederic Kachar, diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio. “A missão é clara: ter um produto à altura da riqueza, da diversidade e do dinamismo da agropecuária brasileira. Vamos reunir num só destino as várias culturas e segmentos, com foco primário no produtor, oferecendo uma combinação única de conteúdo editorial independente e de qualidade com serviços e ferramentas. Sempre respeitando as individualidades de cada região e setor dessa que é uma das grandes vocações do País”.

Além da ampliação do conteúdo disponível nas versões digital e impressa da Nova Globo Rural, a criação do hub também será responsável por abastecer o site e a edição impressa do Valor Econômico, do Valor PRO (serviço de notícias em tempo real), dos boletins diários na rádio CBN e pela produção de uma página semanal no jornal O Globo. O objetivo é que o hub amplie a cobertura sobre o agro dentro do Grupo Globo, com novas ofertas de reportagens, análises, vídeos, newsletters e podcasts.

Vale lembrar que o lançamento oficial da Nova Globo Rural ocorre pouco mais de uma semana depois de a revista Globo Rural, o Valor e o programa CBN Agro conquistarem o prêmio +Admirados da Imprensa do Agronegócio, realizada por este Portal dos Jornalistas e pela newsletter Jornalistas&Cia, nas categorias revista, jornal e programa de rádio, respectivamente.

 

Equipe ampliada e novo Conselho Consultivo

Além de Cassiano e Patrick, integram a nova equipe do hub digital as editoras Alda do Amaral Rocha e Denise Saueressig; os editores assistentes Camila Souza Ramos, Fernanda Pressinott, Raphael Salomão e Venilson Ferreira; a repórter especial Nayara Figueiredo; os repórteres Cleyton Vilarino, Isadora Camargo, Izabel Gimenez, José Florentino, Marcos Fantin, Paulo Santos e Rafael Walendorff; os estagiários Julia Maciel e Nicola Damazio; e os designers Felipe Yatabe e Thiago de Jesus Rodrigues. A plataforma contará ainda com um time de pelo menos 20 colunistas, entre representantes dos diversos segmentos do agronegócio e pesquisadores.

Para reportar o desempenho do campo, a equipe de jornalistas especializados da Nova Globo Rural estará presente nos principais polos de produção do País. A plataforma vai cobrir da agricultura à pecuária, das grandes tradings multinacionais às startups do campo, do crédito rural aos desafios da sustentabilidade, dos especialistas em mercado às novas tecnologias. Haverá canais dedicados a todas as culturas agrícolas e criações, além de insumos, máquinas agrícolas, crédito, sustentabilidade, políticas públicas e feiras do setor, entre outros temas que são essenciais para o produtor rural e para a tomada de decisões no campo.

“Cada região do País tem características e peculiaridades diversas quando falamos de agro”, lembra Cassiano Ribeiro. “Por isso é muito importante contar com o olhar local. Desta forma, conseguimos ter contato direto com todo o ecossistema agropecuário – empresas, associações, produtores e investidores”.

Para ajudar a Redação no debate de temas relevantes para o agronegócio também foi criado um Conselho Consultivo. Dele fazem parte Caio Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); o climatologista Carlos Nobre; Izabella Teixeira, copresidente do conselho do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e ex-ministra do Meio Ambiente; José Roberto Marinho, vice-presidente do conselho de administração do Grupo Globo, presidente da Fundação Roberto Marinho e sócio da reflorestadora Symbiosis e da Juçaí; Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Ronaldo Iabrudi, investidor de agtechs, proprietário de fazendas e conselheiro de diversas empresas; e Sheilla Albuquerque, CEO da Agrogalaxy e administradora com experiência em transformação cultural.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments