O jornalista Fabio Turci lança na próxima quarta-feira (12/7) o Existo Podcast, que contará histórias de luta de pessoas marginalizadas, “invisíveis” na sociedade. O projeto, que será publicado às quartas-feiras, estará também disponível em vídeo.

O podcast apresentará a vida e a trajetória de pessoas LGBTI+, negras, com deficiência, periféricas, em situação de rua, refugiadas, entre outras. Elas contarão suas histórias em episódios de 30 a 40 minutos.

As gravações foram feitas nas ruas, em áreas de vulnerabilidade social. Sob um olhar empático, Turci busca dar voz a grupos minorizados na sociedade brasileira: “Há pessoas que a sociedade não enxerga ou que julga sem conhecer. Mas, a partir do momento em que ouvimos as histórias de vida dessas pessoas, é impossível não se emocionar. Aí, os estereótipos e preconceitos dão lugar ao respeito e à admiração. Esse é o objetivo fundamental do podcast”.

O Existo Podcast é a continuação do trabalho e da trajetória de Turci sobre a luta contra a discriminação em geral. Ele foi por 23 anos repórter e apresentador na TV Globo e no período em que atuou como correspondente em Nova York vivenciou experiências que aumentaram sua percepção sobre o tema.

Após algumas coberturas emblemáticas, como o ataque terrorista à boate LGBTI+ Pulse, em Orlando, em 2016, e o especial sobre os 50 anos do assassinato de Martin Luther King Jr., em 2018, Turci percebeu que deveria engajar-se na luta contra racismo, homotransfobia e outras formas de discriminação: “A história dessas pessoas mostra que elas estão invisíveis por causa de mecanismos da própria sociedade. São tratadas como inferiores quando, na verdade, a sociedade é que as empurra para baixo. A sociedade somos eu, você, todos nós. Por isso, é por todos nós que passa a solução”.

O podcast contará histórias como a de Daniela e da filha, Isabella, cujas vidas mudaram drasticamente quando a criança passou a demonstrar sua transgeneridade e elas perderam casa, renda e família; a de Leones, que falava em frente ao espelho para aprender a falar sem sotaque, para escapar do preconceito contra nordestinos; ou a de Isabel, que não queria se ver e fugia do espelho e de fotos após ouvir vários xingamentos sobre seu cabelo e a cor de sua pele.

O Existo Podcast estará disponível nas principais plataformas de áudio e no YouTube. Já é possível seguir o projeto no Instagram.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments