Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

Muito já se falou sobre tendências que a pandemia acelerou ou aprofundou. A intolerância é uma delas. Discordância sobre isolamento social, uso de máscaras ou risco de tomar a vacina estragam amizades e afastam parentes em todo o mundo.

Em sociedades já divididas antes, como o Brasil e o Reino Unido, os efeitos do coronavírus sobre a paz social encontraram terreno ainda mais fértil para florescer. Com o potencial de modificar − talvez para sempre − o espírito cordial descontraído dos brasileiros e cordial respeitoso dos britânicos.

O Brexit dividiu o Reino Unido ao meio, literalmente. O plebiscito que decidiu pela saída do país da União Europeia, em 2016, teve resultado apertado.

Em 2019 a pressão se elevou, com os descontentes fazendo de tudo para reverter a partida iminente. Mas em janeiro de 2020 ela se deu, como previsto.

E aí veio a pandemia.

O tamanho da discórdia tem sido medido por uma pesquisa atrás da outra. O Financial Times desta terça-feira publicou um gráfico que mostra a extensão da guerra cultural que se instalou no país.

O instituto Ipsos examinou a dificuldade das pessoas em manterem amizade com que têm opiniões diferentes. O isolamento social vem em primeiro, praticamente empatado com o Black Lives Matter.

Isso tem uma explicação: no Reino Unido, a reação ao movimento intensificou o debate sobre colonialismo, desencadeando um movimento para remover estátuas que homenageiam pessoas ligadas à escravidão. Até a Rainha foi “cancelada”, com sua foto retirada de uma sala de convivência em Oxford.

GB News, a “Fox News” britânica

Foi nesse ambiente que nasceu esta semana um projeto que pode sepultar de vez a possibilidade de que as feridas abertas pelo Brexit e pela pandemia cicatrizem. Trata-se da emissora de TV GB News, criada e financiada por expoentes do Partido Conservador.

Ela estreou domingo com seus jornalistas e executivos debatendo-se contra a alcunha de “Fox News britânica”.

A holding que detém o canal foi criada em setembro de 2019, quando o primeiro-ministro Boris Johnson havia assumido o lugar de sua antecessora,Theresa May, que caíra desgastada pela dificuldade em negociar um acordo com Bruxelas.

Em janeiro, depois das eleições gerais que o confirmaram no cargo, a emissora ganhou concessão para operar. E assumiu algumas bandeiras: o nacionalismo, o combate ao “politicamente correto”, a voz para excluídos de fora da capital e o combate à BBC.

As promessas se confirmaram. Quem acompanha o canal americano pode até achar o tom da GB News normal. Mas aqui não era até domingo passado, pelo menos no jornalismo.

Não quer dizer que os jornalistas britânicos sejam benevolentes com o governo. BBC e Sky têm programas dominicais que “imprensam”, sem trocadilho, os poderosos contra a parede.

Mas é com elegância, sem exasperação, sem discordar do convidado como se estivesse numa mesa de bar depois de cinco chopes. E este foi o tom que a GB News adotou. Chega a ser angustiante assistir alguns programas da nova rede.

No primeiro dia, a audiência bateu as de BBC, ITV e Sky. Mas nas redes sociais muitos comentaram que seria por curiosidade, com gente sintonizando para conhecer ou confirmar a má impressão que já tinha antes de assistir.

No entanto, esta é uma sociedade dividida. Dar voz a figuras da extrema direita radical que estavam no ostracismo político, como o controvertido Nigel Farage, ou promover a desobediência ao isolamento social chega a ser perigoso, mas encontra seguidores.

A TV já não é a principal formadora de opinião. Mas no Reino Unido, graças ao hábito criado pela BBC, resiste como influência importante.

E o que sai nas TVs é amplificado nas redes sociais, sobretudo o que é polêmico. Como a pauta da GB News.

Ela chegou jogando gasolina numa fogueira que já ardia. E pode acabar sendo o instrumento que vai colocar fim ao império da gentileza britânica.

Leia mais sobre a GG News em MediaTalks.


Inscreva-se em [email protected] para receber as newsletters MediaTalks trazendo notícias, pesquisas e tendências globais em jornalismo e mídias sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments