Fórum sobre Informação e Democracia coleta informações sobre sustentabilidade financeira do jornalismo

Sustentabilidade financeira

A organização global Fórum sobre Informação e Democracia criou um grupo de trabalho que busca caminhos e soluções para a sustentabilidade financeira do jornalismo de qualidade. A primeira etapa do projeto é uma ampla coleta de experiências e recomendações estruturais aberta a jornalistas, gestores de mídia, formuladores de políticas, pesquisadores, juristas, investidores, técnicos e representantes da sociedade civil com interesse no futuro do jornalismo.

A iniciativa é liderada por Rasmus Nielsen, diretor do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo na Universidade de Oxford. Sobre o projeto, ele declarou que “notícias de qualidade custam dinheiro, e sustentabilidade financeira ajuda a proteger a independência editorial.  A sustentabilidade do jornalismo é importante para todo o público, não apenas para quem trabalha na mídia. Por isso é tão importante encontrar maneiras de garantir o fornecimento contínuo de notícias de qualidade e assegurar uma indústria de mídia independente”.

O líder da coleta de informações é o pesquisador Sameer Padania, que questiona: “Sabemos que cooptação política e desertos de notícias são um grande desafio no Brasil. Que ideias e soluções estão ajudando a proteger e promover o jornalismo independente, e como isso tem sido financiado no País?”.

Por sugestão de Luciana Gurgel, coordenadora editorial do Media Talks by J&Cia, o fórum abriu a oportunidade para que as contribuições sejam enviadas em português. Segundo Luciana, “eles querem ouvir os pequenos, os independentes e os criativos, e não somente os grandes”.

Veja mais sobre o projeto e como enviar contribuições em MediaTalks by J&Cia.

Workshop Mega Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *