A Folha de S.Paulo anunciou um projeto em parceria com o Google que indexou 2,5 milhões de fotografias do acervo do jornal. Elas estavam abrigadas em pastas no servidor da Folha, o que dificultava a busca e o acesso e, na prática, mantinha a coleção obscura. Parte da Redação já usa esse novo sistema, e os demais jornalistas terão acesso nas próximas semanas.
A iniciativa resgata fotografias dos anos 1940 ao fim da década de 1990, produzidas para as Folhas da Manhã, da Tarde e da Noite. Também ficam disponíveis os acervos dos jornais Última Hora e Notícias Populares, uma coleção de quase 26 mil charges e cerca de 10 terabytes de informação.
A indexação consiste na transformação de informações contidas em uma base de dados em conteúdo organizado e facilmente pesquisável. O projeto, conduzido pela empresa Assetway, parceira do Google, chega próximo ao aniversário de 100 anos da Folha, em fevereiro deste ano.
Juliana Laurino, gerente administrativa das Redações e gerente-geral da Folhapress e do Banco de Dados, destacou que a iniciativa “vai melhorar o jornalismo que produzimos, já que o conteúdo hoje está praticamente inacessível. Também se beneficiam a comunidade acadêmica e instituições de pesquisa, autores e editores de livros e profissionais da imprensa em geral”.