
Em entrevista para o site Adnews, Fernanda Lara, CEO da I’Max, respondeu a alguns questionamentos frequentes a respeito da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Segundo ela, as medidas tomadas são espelhadas em leis da GDPR, que começou a valer em maio de 2018 na União Europeia, após dois anos de adaptação.
A GDPR atualizou uma lei de 1995, que já não respondia ao crescimento das Redes Sociais, principalmente. Os europeus, pela história e formação cultural, sempre foram mais preocupados com o que as grandes empresas fazem com os dados coletados, entendendo que informação é uma forma de poder. Toda a lei, em resumo, visa a proteger a privacidade dos cidadãos frente às empresas que atuam na Internet.
A premissa é que o dono do dado seja realmente o indivíduo e a empresa de tecnologia precisa comunicar muito claramente o que está coletando das pessoas enquanto elas navegam e quem serão os parceiros que vão aproveitar-se dessas informações. Confira a entrevista completa no site da Adnews.