Dia do Jornalista

 

Com o Jornalismo nas veias, a Liberdade na mente e a Democracia no coração

Assim são os filhos e filhas de jornalistas que abraçaram a profissão, inspirados nos exemplos paternos e maternos, num tempo tão ou mais desafiador para essa que todos eles, quase com certeza, consideram a melhor de todas as profissões

Nem sempre se ganha bem, na maioria das vezes se trabalha muito, a qualidade de vida… hummm… uma utopia, vida familiar castigada por jornadas e horários que variam como o vento, pressão constante de todos os lados, azedumes de chefes, fontes e, por vezes, dos próprios colegas.

Mas, afinal, qual é a mágica que essa profissão, por muitos apontada como encantadora, tem para atrair gerações de profissionais, que, mesmo vendo tudo isso acontecer em casa, desde a mais tenra idade, ainda assim escolhem casar-se profissionalmente com o Jornalismo, prometendo fidelidade, amor eterno, na alegria e na tristeza?

Foi essa reflexão que fez o Portal dos Jornalistas e a newsletter Jornalistas&Cia dedicarem o seu especial do Dia do Jornalista à saga dos filhos e filhas que decidiram seguir a trilha dos pais e mães, num testemunho de que, por maiores que sejam os problemas e os desafios, o Jornalismo pode, sim, contagiar gerações e ser o elo gravitacional de famílias que querem transformar o mundo e a sociedade pela informação de qualidade.

Mas quisemos fazer algo diferente. Propusemos aos pais e mães que escrevessem sobre os filhos e filhas jornalistas, não para os exaltar − embora corujice não seja defeito e sim qualidade de quem ama −, mas para mostrar, como bons repórteres que foram a vida toda, uma reportagem sobre suas crias, que revele o que pensam da profissão que abraçaram, que legado esperam aportar ao jornalismo, que futuro aspiram, qual o Brasil que querem e que lutam para ter.

Neste Especial de Dia do Jornalista (pdf), pais e mães vão se desnudar e também desnudar seus filhos e filhas, revelando um pouco de como é, por dentro, uma família impregnada pelo Jornalismo. Histórias inspiradoras que chegaram do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

No total, foram 21 histórias, protagonizadas por Ricardo Kotscho e Mariana Kotscho; Miriam Leitão, Matheus Leitão e Vladimir Neto; Zuenir Ventura e Mauro Ventura; Vanira Kunc Dantas, Audálio Dantas (in memoriam) e Juliana Kunc Dantas; Ricardo Noblat e Guga Noblat; Ancelmo Gois e Antonio Gois; Carlos Maranhão e Tiago Maranhão; Vicente Alessi, filho e Gil Alessi; Adriana França, Wilson Carneiro Malta, Luiz de França, França Júnior e Raphael de França; Aziz Ahmed, Marcelo Ahmed e Cauan Ahmed; Carlos Ferreira e Carlos Felipp; Costábile Nicoletta e Gustavo Sterza Nicoletta; Jeline Rocha, Guilherme Barros e Marina Barros; Marlyana Tavares e Joana Gontijo; Orivaldo Perin e Marina Perin; Hélio Doyle e Luisa Doyle; Lauriberto Braga, Carmen Pompeu e Lauriberto Pompeu; Saulo Luiz da Silva e Tábata Poline Feliciano Silva; Sônia Araripe, Isabella Araripe, João Victor Araripe e Felipe Araripe; Vera Saavedra Durão e Mariana Durão; e Wilson Moherdaui e Isabel Moherdaui.

Além da edição especial de Dia do Jornalista, nos próximos dias o Portal dos Jornalistas também publicará inidividualmente cada uma destas histórias inspiradoras.

Aproveite a leitura e parabéns, jornalistas!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments