Reunião na sede do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, em parceria com ABI e Fenaj, na última sexta-feira (19/8), debateu Violência Política nas Eleições. O encontro contou com as participações de Raul Brasil, auditor fiscal do MTE e coordenador regional do Projeto de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo; Thales Arcoverde Treiger, defensor público federal; Armando de Souza, secretário de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB; e Carol Proener, jurista da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), além do presidente da ABI Octavio Costa.

Uma vez que o início do processo eleitoral acirrou o clima de violência, nas ruas e nas redes sociais, isso tornou o exercício profissional dos jornalistas alvo de mensagens de ódio e agressões virtuais e mesmo físicas. A demanda por mais segurança partiu da própria categoria, que encaminhou às empresas, no final do ano passado, reivindicações que foram ignoradas. Convidadas para participarem do debate, as empresas de mídia e os sindicatos patronais não compareceram.

Como conclusão, os debatedores afirmaram que ABI e Fenaj fazem o possível para proteger jornalistas, mas é preciso também cobrar das empresas suas responsabilidades. Para tanto, divulgaram um Protocolo para Empresas Empregadoras, de que consta:

  • Designar equipes completas, garantindo também auxiliares e motoristas;
  • Fornecer equipamento de proteção individual e capacitar os profissionais para seu manejo;
  • Garantir treinamento adequado de segurança para a cobertura jornalística das eleições e das manifestações;
  • Fornecer identificação para uso, se o profissional julgar necessário;
  • Disponibilizar e garantir assistência jurídica da empresa para eventuais problemas;
  • Garantir o direito de o profissional se retirar, caso sejam identificados, no local, riscos a sua segurança.

Leia também: Organizações pedem que presidenciáveis se comprometam com segurança de jornalistas

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments