El País publica 30 trabalhos de fotógrafas brasileiras

Deusa – Mel Coelho

O jornal El País publicou em 31/12 uma seleção de 30 fotografias feitas por brasileiras, talvez como resposta a uma estatística apurada pela iniciativa online Women Photograph (WP), segundo a qual apenas 15% dos fotojornalistas em atividade no mundo são mulheres.

A WP, que reúne mais de 850 fotógrafas documentais ao redor do mundo, constatou que na edição das melhores imagens de 2018 das agências de notícias internacionais a representatividade das mulheres foi inferior a 10%. Nas publicações globais, segundo a WP, a situação não é diferente: entre julho e setembro de 2018, o New York Times, por exemplo, publicou na primeira página apenas 17% de fotos feitas por mulheres; e no francês Le Monde, das 78 imagens, apenas seis foram feitas por fotógrafas.

Para Daniella Zalcman, fundadora da entidade, a receita para reverter essa realidade é simples e básica: “As organizações midiáticas simplesmente precisam contratar mais mulheres e fotógrafos das classes marginalizadas, como gays, negros e homossexuais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *