O sobrenome Abramo foi um dos mais importantes da intelectualidade brasileira no Século XX, fruto da presença marcante dos integrantes de uma família convictamente de esquerda na Cultura brasileira.

Sobre Claudio diz o verbete do Wikipedia: “Filho mais novo de Vincenzo Abramo e Iole Scarmagnan, era neto do anarquista italiano Bortolo Scarmagnan e parte de uma família muito influente na arte, na imprensa e na política brasileira. Irmão do gravador Lívio Abramo, dos jornalistas Athos Abramo e Fúlvio Abramo, da atriz Lélia Abramo, de Beatriz Abramo e Mário Abramo. Foi casado com Hilde Weber, chargista, com quem teve um filho: Claudio Weber Abramo. Mais tarde, casou-se com Radha Abramo, crítica de arte e também sua prima, com quem teve duas filhas: a socióloga Barbara Abramo e a jornalista Berenice Abramo”.

Era, ainda, tio de Perseu Abramo, outro jornalista da mesma cepa ideológica, que militou até a morte no Partido dos Trabalhadores, sendo hoje nome da Fundação criada pelo PT para formar novos quadros políticos.

Em meio a essa família estelar, pode-se dizer que Claudio foi um sol, tal o esplendor de sua passagem pelo jornalismo brasileiro e tal a lenda que se criou em torno de seu nome, ainda hoje reverberando em várias gerações profissionais.

Quis o destino que ele nascesse em 6 de abril, véspera do Dia do Jornalista, e que essa fosse a sua vocação inconteste. Agora, no centenário de seu nascimento, nada mais justo e oportuno do que resgatar um pouco do que foi a sua passagem por essas plagas tropicais do Hemisfério Sul.

Conduzido pelo experiente e talentoso Luiz Roberto Serrano – ele próprio contemporâneo e por um período colega de trabalho de Abramo –, este especial de Jornalistas&Cia, que celebra o Dia do Jornalista, começa com uma declaração de eterna amizade do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e finaliza com uma “crônica” de Leão Serva, contando como foi o convívio com esse monstro do jornalismo brasileiro nos tempos de Folha. A edição traz também os olhares de Alexandre Gambirásio, Albino Castro, Eduardo Ribeiro, Fernando Morgado, Fernando Rodrigues, Jânio de Freitas, José Maria dos Santos, Juca Kfouri, Luís Nassif, Mino Carta, Nair Keiko Suzuki, Paulo Markun, Pedro Cafardo, Ricardo Kotscho e Roberto Müller Filho.

É o nosso presente aos jornalistas brasileiros, no seu dia!

Leia a edição especial na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments