O Consórcio de Veículos de Imprensa promove nesta terça-feira (7/6), Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, uma campanha em defesa do jornalismo profissional e da integridade dos jornalistas, que sofrem constantes ataques e ameaças no exercício da profissão.

Na ação, os veículos impressos e sites que compõem o consórcio trazem em suas páginas iniciais um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto com o texto “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”, além de reportagens sobre o tema.

Consórcio de veículos de imprensa promove campanha em defesa do jornalismo
Montagem da campanha nas páginas dos veículos do Consórcio de Imprensa (Crédito: Reprodução/g1)

No caso dos impressos, após uma página totalmente em branco, propositalmente inserida como parte do projeto, os veículos explicam a iniciativa: “Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia”.

O consórcio, criado em junho de 2020 para divulgar números e informações confiáveis sobre casos e mortes de Covid-19 no Brasil, e que já recebeu diversos prêmios por seu trabalho, é composto por g1, TV Globo, GloboNews, O Globo, Extra, Valor Econômico, CBN, Estadão, Rádio Eldorado, Folha de S.Paulo e UOL.

Vale lembrar que, segundo o ranking mundial de liberdade de imprensa elaborado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o Brasil ocupa a 110ª colocação entre 180 nações analisadas. O País está em uma “situação sensível” em relação à liberdade de imprensa, de acordo com o relatório, divulgado em maio.

Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

A origem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, em 7 de junho, trata de um manifesto, assinado e divulgado na mesma data em 1977 por quase três mil jornalistas, que denunciava a apreensão de periódicos, omissão de informações por parte do governo em plena ditadura militar e a ameaça representada pelo AI-5. O texto foi publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments