Comunicação ganha espaço entre as melhores para trabalhar

O Guia Você S/A Exame ? As melhores empresas para você trabalhar 2011 apresentou na última 6ª.feira (25/11) resultados e balanços da pesquisa deste ano, que foi tema do seminário A Comunicação Interna nas Melhores Empresas para Trabalhar, evento realizado pela Mega Brasil Comunicação, e que contou com o apoio editorial de Jornalistas&Cia. Em sua palestra de abertura, a diretora de Redação das revistas Você S/A, Você RH e Guia Você S/A Exame Juliana De Mari e a editora da Você RH e coordenadora do Guia Daniela Diniz mostraram números que apontam a relevância da Comunicação como a área que mais cresceu nos últimos cinco anos entre as empresas premiadas, passando de 60,69% para 74,14% entre as práticas mais importantes na percepção dos funcionários. Daniela defende que essa interação é fundamental para que empresa e funcionários busquem os mesmos objetivos, tornando o local de trabalho um bom ambiente para se trabalhar. ?A gente percebe que a empresa é boa para o trabalhador quando saímos de uma reunião com funcionários operacionais e passamos para outra gerencial e o discurso se mantém coerente entre todos os níveis da empresa?, afirma. Dentre os principais aspectos e iniciativas tidos como positivos, ela cita algumas práticas simples, como acesso a e-mail corporativo e a intranet por funcionários de todos os níveis da empresa, cafés com o presidente, blogs dos principais líderes, reuniões periódicas e pesquisas de clima. Juliana destacou a importância do contato e das entrevistas pessoais com os funcionários para obter um resultado mais próximo possível do ideal: ?O guia tem muito a ver com a percepção da empresa pelos seus funcionários, por isso elas precisam ter um feeling de como sua comunicação está chegando ao seu público final?. Vale lembrar que, para chegar ao número de 150 empresas indicadas, a equipe do Guia, formada por 15 profissionais, entre fixos da Você S/A e frilas, visitou 243 empresas pré-classificadas e ouviu 4.860 funcionários operacionais, gestores e executivos de RH.