Um levantamento inédito promovido pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e pela Mega Brasil Comunicação, e que contou com o apoio de J&Cia, revelou o tamanho real do mercado brasileiro de agências de comunicação corporativa. São 875 empresas em todo o País, com forte concentração no estado de São Paulo, que tem mais de 500 empresas em operação. Em seguida, com 70 agências, vem o Rio de Janeiro. Minas Gerais e Paraná destacam-se com mais de 40 agências, seguidos por Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina e Pernambuco, cada um com mais de 15 empresas.

A pesquisa foi realizada entre os meses de maio e agosto, com abordagens individuais por telefone e e-mail. A pesquisa contratada pela Abracom e pela Mega Brasil valeu-se de uma base de dados que cruzava os mailings da associação e da empresa, além dos cadastros de CNPJ e contatos levantados por meio de pesquisas na internet. Partindo de uma relação de mais de 1.200 CNPJs, a pesquisa adotou como critérios o retorno dado à abordagem com informações sobre a agência; a presença em canais na internet, como sites, blogs e perfis ativos nas redes sociais; e a existência legal da agência, com estrutura mínima de atendimento.

“Procuramos distinguir a ‘eugência’ − aquela iniciativa individual que um dia pode virar uma empresa de fato − das agências que têm sede, equipes de atendimento e uma carteira de clientes mais robusta”, afirma Eduardo Ribeiro, sócio da Mega Brasil Comunicação e diretor de J&Cia. “Esses dados vão nos ajudar a orientar a pesquisa sobre o mercado realizada pelo Anuário da Comunicação Corporativa”.

Para Daniel Bruin, presidente do Conselho Gestor da Abracom, “a pesquisa reforça o tamanho e a importância econômica do mercado brasileiro de comunicação corporativa. Temos agências em todas as regiões do País, atendendo a clientes dos mais variados segmentos e portes, mostrando que a nossa atividade, que fatura mais de R$ 3 bilhões por ano e emprega mais de 16 mil profissionais de alta qualificação, está presente na estratégia das organizações brasileiras”.

A pesquisa terá revisões periódicas para monitorar a movimentação de negócios do setor e manter o cadastro de empresas sempre atualizado. A relação completa das empresas que foram mapeadas e fazem parte deste primeiro censo estará disponível em breve nos portais das duas organizações que o realizaram.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments