Relatório publicado este mês pelo Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo mostrou que 78% dos brasileiros acreditam que os veículos de imprensa tentam esconder seus próprios erros. O índice é maior do que as taxas de Reino Unido (64%), Estados Unidos (59%) e Índia (55%). Apenas 20% dos participantes brasileiros acham que a mídia está disposta a reconhecer seus erros.

O estudo trabalhou com três empresas de pesquisa: Datafolha, no Brasil; Internet Research Bureau, na Índia; e Kantar, nos EUA e no Reino Unido. Foram entrevistadas aproximadamente 2 mil pessoas em cada país entre maio e junho.

“Descobrimos que os brasileiros são, em alguns casos, ainda mais céticos em relação aos jornalistas do que os entrevistados de outros países”, disse Camila Mont’Alverne, doutora em política e coautora do estudo, ao site LatAm Journalism Review. “Mesmo aqueles que geralmente confiam nas notícias suspeitam que os jornalistas tendem a encobrir seus erros”.

Outros dados relevantes da pesquisa são, por exemplo, que 44% dos brasileiros acreditam que os jornalistas provocam, de forma intencional, para chamar atenção para si mesmos; e 43% acham que a mídia tenta frequentemente manipular o público. Ambas as taxas são as maiores entre os quatro países pesquisados. Além disso, 36% dos brasileiros acreditam que os profissionais de imprensa são pagos por suas fontes, índice que fica atrás apenas da Índia, com 37%.

Em contrapartida, a maioria dos entrevistados em todos os países analisados acredita que os jornalistas rechecam de forma frequente as informações com várias fontes. No caso do Brasil, o índice é o segundo mais alto: 70%, atrás apenas da Índia, com 72%. A pesquisa também analisa os níveis de confiança em veículos brasileiros, tenta estabelecer um perfil do brasileiro que desconfia da imprensa, e apresenta algumas soluções para recuperar confiança na mídia.

Leia o relatório na íntegra.

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