O jornalista Caê Vasconcelos lança no próximo sábado (29/1) o livro Transresistência: Pessoas Trans no Mercado de Trabalho (Dita Livros), que traz relatos e histórias de trans e travestis que conseguiram fugir das estatísticas de desemprego e exploração sexual. A obra é uma atualização de seu Trabalho de Conclusão de Curso em jornalismo na Fiam-Faam.

“Quando decidi escrever um livro sobre esse tema eu queria mostrar para as pessoas trans que existem outras possibilidades”, explicou Caê. “Não é fácil e até hoje existem muitas que nunca trabalharam em uma empresa. São pessoas que, muitas vezes, trabalham com arte, que é o que as acolhe”.

Por dois anos, o autor, que hoje se identifica como homem transsexual, pesquisou a exclusão da população trans no mercado de trabalho. Para o lançamento este ano, a obra ganhou novas histórias e o relato do próprio Caê, incluindo seu processo de descoberta e aceitação. A orelha da obra é assinada pela ativista Neon Cunha, primeira mulher trans a ter o nome retificado no Brasil.

“A primeira vez que eu percebi que poderia ser uma pessoa trans foi escrevendo esse livro. Quando comecei a entrevistar as pessoas, senti como se a história delas fosse a minha. Isso foi revolucionário para mim, não apenas como repórter”, disse o autor.

A obra traz relatos como o de Luiza, que percorreu a trilha do tráfico sexual na Europa, e, ao voltar para o Brasil, tornou-se a primeira funcionária trans do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e os de duas parlamentares trans eleitas pela capital paulista em 2020, Carolina Iara, covereadora pela Bancada Feminista do PSOL, e Erika Hilton, primeira vereadora trans eleita na história da Câmara Municipal de São Paulo.

Em fevereiro do ano passado, Erika participou do Roda Viva, da TV Cultura. Na ocasião, Caê tornou-se o primeiro jornalista trans a participar da bancada de entrevistadores do programa. Formado em 2017, o jornalista passou a colaborar com Agência Mural de Jornalismo das Periferias e Ponte Jornalismo na cobertura de segurança pública e sistema prisional.

É possível adquirir a obra no site da editora.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments