Pesquisadores de diversas áreas lançaram o livro Covid-19 – Comunicação, negacionismo e responsabilidade social (Editora Insular), que reúne estudos, pesquisas e textos científicos sobre a problemática da saúde e da comunicação no combate à pandemia de Covid-19.

A primeira metade do livro traz falas (convertidas em artigos) de palestrantes que participaram de um debate sobre a pandemia na disciplina Comunicação e Política – Pandemia, Negacionismo e Responsabilidade Social, do programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrada por Luiz Artur Ferraretto, um dos organizadores da obra. O restante do livro mostra pesquisas de alunos e alunas, que foram a campo com orientação de textos científicos.

A obra aborda temas como o conceito de ciência, negacionismo, desinformação, produção e difusão de conteúdo relacionado à pandemia, abordagem científica da doença, entre outros.

Segundo texto de divulgação, o livro “procura dar conta de um momento histórico difícil e ainda em análise. Transita pelo papel fundamental da ciência na construção de um futuro de respeito à vida: a razão no embate com o senso comum, a responsabilidade social enfrentando o negacionismo, os processos de desinformação presentes em flertes da ignorância com o autoritarismo e a comunicação profissional como única alternativa em relação à propaganda apresentada como jornalismo”.

Os outros organizadores da obra são Andrei dos Santos Rossetto, Francielly Brites, Gustavo Monteiro Chagas e Paloma da Silveira Fleck.

Adquira o livro aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments