Brasília sedia a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

Neste mês em que Brasília completa 52 anos (21/4), a cidade receberá a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que ocupará 14 mil m2 de área coberta e climatizada na Esplanada dos Ministérios, a partir do próximo sábado (14/4).

A edição do evento, que homenageará Ziraldo e o nigeriano Wole Soyinka (Prêmio Nobel de Literatura), reunirá, além das principais editoras, 150 escritores de todos os continentes. A programação inclui 200 lançamentos de livros, exibição de filmes, documentários, além de seminários, palestras e outros eventos.

A Bienal também instituiu o Prêmio Brasília de Literatura, que contemplará, com o total de R$ 240 mil, biografias, contos, crônicas, literatura infantil e juvenil, poesia, romance e reportagem. Haverá ainda o 1º Concurso Estudantil de Brasília de Literatura, que dará R$ 12 mil em prêmios, com o tema O poder transformador do livro e da leitura. Também no sábado, das 9h às 22h, no Museu Nacional, ocorrerá a abertura da exposição Zeróis – Ziraldo na Tela Grande.

Ziraldo lançará também, no Espaço Bienal, o livro Noções de Coisas – Ziraldo ilustra Darcy Ribeiro. Às 10h30 haverá, no Encontro com o autor, a presença de Alessandra Roscoe na Arena Infantil Monteiro Lobato. Às 13h30, lançamento da série Impressões do Brasil ? TV Brasil, no Café Literário. A série também será apresentada às 14h, no mesmo local, desta vez por Zuenir Ventura, que também fará palestra, às 14h30, com o tema 1968/2012 ? Os jovens buscam o protagonismo histórico. Às 17h30, no Café Literário, vídeo da Série Impressões do Brasil ? por Affonso Romano de Sant?anna; e às 18h, ele fará palestra com o tema Formas de Ler o Mundo.