22.2 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 16, 2024

Buy now

Brasil sofre a maior queda do mundo em liberdade de expressão, diz estudo

Uma pesquisa do Artigo 19 sobre ameaças à liberdade de expressão detectou que o Brasil sofreu a maior queda no mundo na avaliação da liberdade de expressão e passa a ser qualificado dentro do grupo de países onde existe “restrição” para esse direito.

Os resultados do estudo indicam ainda que, hoje, cerca de 3,9 bilhões de pessoas no mundo inteiro vivem sob crise de liberdade de expressão. Em outras palavras, mais da metade da população mundial vive em um país com o indicador de liberdade de expressão em crise. É o pior resultado em 20 anos.

O Brasil caiu 43 pontos no ranking e ocupa hoje a 94ª posição, entre 161 países avaliados. Em 2009, o País obteve 89 pontos em uma escala de zero a 100, e foi considerado “aberto” em termos de liberdade de expressão. Agora, em 2020, o Brasil obteve 46 pontos e foi classificado como um país com restrições à liberdade de expressão.

De acordo com o levantamento, a deterioração do direito no País foi acelerada com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Segundo o estudo, o Brasil perdeu 18 pontos em apenas um ano e hoje está praticamente empatado com as Filipinas. Para efeito de comparação, na América Latina, apenas a Venezuela apresenta um índice pior. 

Leia a reportagem de Jamil Chade (UOL) sobre o assunto.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese