Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) revelou que o presidente Jair Bolsonaro bloqueou 105 perfis de jornalistas no Twitter em pouco mais de dois anos. O monitoramento foi realizado de setembro de 2020 até dezembro de 2022.

Bolsonaro é a figura pública com mais bloqueios a perfis ligados à imprensa na plataforma, com mais que o dobro de casos em relação ao segundo colocado, Mário Frias, ex-secretário especial da Cultura, que fez 43 bloqueios. Na sequência vem o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, com 42. Os três filhos de Bolsonaro, Carlos, Eduardo e Flávio, registraram somados 69 blocks.

Segundo o monitoramento, 195 jornalistas tiveram o acesso proibido a postagens diárias de políticos com cargos eletivos e associados, parlamentares, ministros, prefeitos e/ou o presidente da República. E 81 desses comunicadores foram bloqueados por dois ou mais agentes públicos na plataforma.

Em relação aos veículos, a Abraji registrou um total de 17 empresas jornalísticas bloqueadas no Twitter. Novamente, Bolsonaro lidera o ranking, com dez veículos bloqueados. O presidente impediu o acesso a seu perfil para as seguintes empresas: The Intercept Brasil, DCM, Aos Fatos, Congresso em Foco, Repórter Brasil, O Antagonista, Brasil de Fato, Poder360, Poder Data e Pirambu News.

“Não sabemos quais rumos o Twitter irá tomar, mas é preciso ter em mente que, enquanto for usado como uma ferramenta de comunicação oficial, é inadmissível o bloqueio de jornalistas e veículos, uma vez que restringe o trabalho da imprensa”, afirmou Katia Brembatti, presidente da Abraji.

No caso de Bolsonaro, para Débora Salles, coordenadora de pesquisa do NetLab, da UFRJ, “alienar jornalistas da fonte primária de informação sobre seu governo também é uma saída encontrada para se proteger de questionamentos diretos que possam ser feitos, prejudicando o livre exercício da profissão e, consequentemente, os valores democráticos associados a ela”.

Confira mais dados do levantamento aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments