O Instituto Vladimir Herzog lançou o projeto Resistir É Preciso – Acervo da Imprensa de Resistência, reunindo documentos da ditadura militar que destacam o papel de resistência da imprensa durante o período.

A ideia é fortalecer o respeito à diversidade e aos direitos humanos, além da defesa das liberdades de imprensa e de expressão e a democracia. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem) e com o Núcleo de Cultura Digital do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NCD-Cebrap).

O projeto contém milhares de páginas de periódicos, artigos e reportagens que representam o papel de resistência da imprensa durante a ditadura militar, além de entrevistas com jornalistas protagonistas dessa história, que atuaram ativamente no período. Resistir É Preciso também reúne cartazes de artistas plásticos que colaboraram com a imprensa de resistência.

O conteúdo do projeto é proveniente do material do Cedem, que administra um dos maiores acervos sobre a história da resistência à ditadura no Brasil, com mais de dez mil páginas de periódicos, que mostram ações contra a ditadura, combate a fake news, luta pelos direitos das mulheres, das pessoas LGBTQIA+, dos pretos e indígenas, além de questões ambientais.

Confira o projeto aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments