Um blog da cidade de Paraná, no interior do Rio Grande do Norte, utilizou uma foto do jamaicano Usain Bolt, campeão olímpico e recordista mundial dos 100m e 200m rasos, para ilustrar uma notícia sobre um roubo na cidade de Pau dos Ferros.

O erro, publicado pela página Nosso Paraná RN, foi identificado pelo jornalista Norton Rafael, da Inter TV Cabugi, em uma rede social. O título da publicação trazia o destaque Malévolo invade muro de residência em plena luz do dia em Pau dos Ferros/RN. Em um dos comentários da postagem de Norton, o promotor de justiça Fernando Vasconcelos comentou que trata-se de um caso de “racismo estrutural escancarado”.

Vale ressaltar que a matéria não é assinada e o expediente da publicação não traz o nome de algum jornalista responsável. Mas com a repercussão do caso, que foi parar nas páginas dos sites GE RN, UOL e IstoÉ, o dono do site alterou a foto por um desenho.

Após repercussão negativa, foto de Usain Bolt foi trocada por ilustração
Após repercussão negativa, foto de Usain Bolt foi trocada por ilustração

Procurado, ele não comentou o caso.

Sobre a imagem − A foto de Usain Bolt com o rosto coberto é de 2011, de autoria de Lee Jae-Won, para Reuters. Naquele ano, o velocista era favoritíssimo ao título mundial nos 100m rasos, mas queimou a largada e foi desclassificado da final.

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments