8.8 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Bete Junqueira e Jorge Luiz de Souza lançam site para avós e netos

Estreia será à zero hora do domingo, 26 de julho, Dia dos Avós

 

Os avós de todo o Brasil, e em especial os avós jornalistas, vão ganhar, neste domingo, 26/7 – Dia dos Avós –, um site exclusivo sobre temas e experiências da chamada avosidade.

O projeto é uma iniciativa da publicitária Elisabete Junqueira, diretora da CDN Comunicação, e de seu marido, o coavô Jorge Luiz de Souza (juntos, têm quatro netos), e conta com a participação de uma rede de colaboradores, em sua maioria jornalistas.

Será atualizado semanalmente e conterá somente material inédito e exclusivo. “A ideia surgiu com a alegria de ter-me tornado avó, mas também porque percebi que dispomos de centenas de meios que tratam das relações entre pais e filhos, mas praticamente nada sobre avós e netos”, explica Elisabete. “Mas não é só curtição, porque estamos criando um ambiente também para tratar dos dilemas que surgem com essa nova relação. Será um espaço para compartilhar conhecimento e para proporcionar acesso à informação de qualidade, embora em linguagem acessível, sobre o tema dos avós e netos, com os seus desdobramentos práticos, afetivos e psicológicos”.

Jorge acrescenta que “os conflitos de gerações podem não ter mudado muito, mas as relações de parentesco que saltam uma geração nunca tiveram tantos problemas como atualmente. Temos hoje muitos avós pra poucos netos. A queda da natalidade, o aumento da longevidade e a explosão do número de famílias formadas por recasamentos inverteu a relação que antes havia de pouquíssimos avós e muitos netos. Outro drama da atualidade é que a nova geração de avós estimulou os filhos a estudar no exterior e muitos acabam por morar fora do País e deixam no Brasil uma legião de avós de skype, que só veem os netos pelo computador ou tablet”.

O site terá textos, fotos, vídeos e interatividade. Trará semanalmente entrevistas, artigos e crônicas, e também haverá editorias (canais) de variedades, com divertimentos e brincadeiras de avôs e netos, canções infantis e histórias pessoais, além de áreas de posts dos leitores.

“Os entrevistados, autores e personagens serão tanto avós e avôs quanto netos de todas as idades. Afinal, poucos têm o privilégio de serem avós, mas todo mundo é neto”, diz Elisabete.

A primeira edição traz entrevistas cheias de emoção, com dois vovôs bem conhecidos: Elifas Andreato e Maria Adelaide Amaral, e com Laura Artigas, neta do arquiteto Vilanova Artigas; além dos depoimentos de três jornalistas: Eduardo Ribeiro, diretor deste Portal dos Jornalistas, falando como avô, Nair Keiko Suzuki, ex-Estadão, como avó, e Caco de Paula, da Abril, como neto.

Elisabete, antes da CDN, foi gerente nacional de publicidade dos jornais Valor Econômico e Gazeta Mercantil, gerente comercial das sucursais da Gazeta Mercantil em Buenos Aires e Salvador e da revista IstoÉ na região Nordeste. Começou a carreira no Departamento de Marketing do Banco Econômico, na capital baiana.

Jorge, atualmente freelancer, foi diretor das sucursais do Estadão em Brasília, da Gazeta Mercantil em Salvador e da revista IstoÉ em Brasília, diretor de Redação de A Gazeta em Vitória, editor da revista Exame e da TV Globo, editor e correspondente internacional da Gazeta Mercantil, editor-assistente da Veja, repórter especial da Época e assessor de imprensa do Banco Central e do Banco do Brasil.

O endereço é www.avosidade.com.br e poderá ser acessado a partir da zero hora de domingo.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese