Travesti e doutora em crítica literária pela Unicamp, Amara Moira estreou uma coluna no UOL sobre esportes com viés LGBT+, feminista e antirracista. Em seu primeiro artigo, fala sobre a relação entre travestis e o futebol ao longo do tempo: 

“Alguns anos atrás, se você digitasse “travesti” + “futebol” no Google, todas as matérias que apareceriam seriam de algum escândalo com jogadores famosos envolvendo travestis. (…) Se vocês fizerem hoje o mesmo experimento, o resultado vai ser diferente. Pelo menos quando eu digitei essas palavrinhas mágicas, os primeiros resultados eram de matérias a respeito de pessoas trans começando a ocupar espaços no futebol e em outros esportes. (…) Mas a nossa presença num esporte tão popular não se resume a estarmos dentro do campo. Vocês acham que travesti não torce pra time de futebol?

Por meio de seu perfil do Twitter, Amara revela que tudo começou quando Milly Lacombe a sondou sobre a possibilidade de se tornar colunista do UOL Esporte, e que foi uma das propostas mais inesperadas que já recebeu. “Mas vocês acham que eu não ia aceitar? Inesperada é meu sobrenome”, brinca. 

Amara é torcedora do Palmeiras e afirma que vem daí sua relação de amor ao esporte. Apesar disso, ela precisou manter-se afastada dos estádios por dez anos, a partir do momento que iniciou sua transição de gênero, por medo de violência: 

“[O estádio] é um espaço em que a LGBTfobia é muito forte, mas ontem eu fui e quero contar um pouco disso, de como os LGBT’s estão começando a fazer parte desse universo que antigamente se pensava que não tinha nada de LGBT”, declarou, em live do Canal UOL no YouTube. 

Além da coluna no UOL, Amara Moira escreve sobre transexualidade e feminismo para o BuzzFeed Brasil.

 

Leia também:

IMS lança site Testemunha ocular, com a memória da fotografia jornalística

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments