12.8 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 19, 2024

Buy now

Abraji lança ferramenta para encontrar ações que citam políticos

A Abraji lançou em 10/9 o projeto Publique-se, uma plataforma gratuita de busca que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais cujos textos citam mais de nove mil políticos brasileiros. Segundo a entidade, nenhuma outra ferramenta no Brasil até hoje identificou e reuniu tantos processos citando candidatos a cargos públicos. A ideia é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos.

Nesta primeira etapa, o projeto baixou dados de centenas de milhares de ações no STF e no STJ. Casos notórios de outros tribunais envolvendo grandes investigações sobre o poder público serão acrescentados numa segunda etapa. O projeto teve parceria da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) na captura e tratamento dos dados e conta com patrocínio do Instituto Betty e Jacob Lafer.

“Houve um imenso esforço de captura e tratamento de dados para possibilitar a busca dentro desses documentos”, diz Tiago Mali, coordenador do projeto. “O que você vai achar ali não são apenas processos que têm determinado político como réu ou investigado, mas todas as referências àquele político dentro de documentos em diferentes processos – mesmo que ele não seja parte naquele processo. Certamente há muita pauta escondida ali”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese