Abraji

Marcelo Beraba estará à frente do programa de entrevistas Jornalismo Essencial – Diálogos, da Abraji, a partir de 2/3, às 19 horas. Com frequência quinzenal, o fundador e primeiro presidente da entidade receberá a cada programa um profissional para conversar sobre reportagens investigativas. O programa, que terá 1 hora de duração e será dividido em três blocos, será transmitido pelos Instagram, Facebook e YouTube da Abraji.

O objetivo do programa é discutir os pontos de inflexão na carreira de repórter e os desafios para realizar apurações mais robustas no contexto brasileiro. Antes de cada entrevista, a Abraji vai divulgar as matérias que serão discutidas no programa.

Sobre o projeto, Beraba acredtia que “a melhor resposta que podemos dar aos que tentam sufocar as redações e calar os jornalistas é aprimorar cada vez mais nossas técnicas de apuração, tornando nossas reportagens essenciais, indispensáveis”.

O primeiro convidado é Rubens Valente, colunista do UOL e vencedor de 17 prêmios internacionais e nacionais. Ele é autor dos livros Operação Banqueiro: As provas secretas do caso Satiagraha (2014) e Os fuzis e as flechas (2017).

Em reportagem publicado em dezembro do ano passado, Valente escreveu sobre uma agência contratada pelo governo federal para monitorar o comportamento de 77 jornalistas e outros formadores de opinião nas redes sociais, classificando os influenciadores como “detratores”, “neutros informativos” e/ou “favoráveis”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments