Abraji apoia Guga Noblat após ataques de deputado

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiu nota nessa quinta-feira (17/10) manifestando solidariedade a Guga Noblat (Jovem Pan) pelo ataque do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que, na quarta-feira (16/10), na Câmara dos Deputados, arremessou o celular dele no chão e ameaçou agredi-lo.

Na nota, a Abraji condena a atitude de Daniel Silveira e reitera que tais agressões representam uma afronta à Constituição: “A agressão a um jornalista que está no exercício da profissão é absolutamente incompatível com a Constituição Federal, que o deputado jurou cumprir ao assumir o cargo, e um atentado direto à democracia que lhe garante o mandato. Um deputado federal deve ‘tratar com respeito (…) os cidadãos com os quais mantenha contato no exercício da atividade parlamentar’, como determina o Código de Ética da Casa, independentemente do tipo de questionamentos a que seja submetido”.

A entidade também relembra que não é a primeira vez que o deputado Daniel Silveira ataca jornalistas, cobrando providências da Câmara dos Deputados: “Em 20 de setembro ele amplificou peças de desinformação sobre a revista AzMina, intensificando ataques virtuais às jornalistas que lá trabalham. A Câmara dos Deputados deve tomar providências para determinar se houve infração ao decoro parlamentar e aplicar as sanções cabíveis”.

Leia a nota na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *