A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) anunciou o lançamento de uma central de referência para recebimento de denúncias de cerceamento de atuação profissional de jornalistas. O Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia – LID receberá as denúncias pelo [email protected] ou através de formulário eletrônico.

Além da denúncia, o usuário poderia sinalizar se pretende ter atendimento ou assessoramento jurídico, fornecido pela própria ABI ou por seus parceiros. Em caso afirmativo, a entidade realizará uma triagem observando os critérios de elegibilidade para avaliar a capacidade de prestar o assessoramento jurídico.

A ABI também realizará anualmente um Relatório do Observatório LID constando o levantamento das denúncias recebidas para a concretização de dados de violência contra jornalistas no Brasil.

“O Observatório LID promove a proteção e garantia dos direitos de jornalistas em situações de violação das prerrogativas no exercício da profissão, afirmando o direito à liberdade de expressão e imprensa no contexto do Estado Democrático de Direito no Brasil”, afirmou o comunicado da entidade.


E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments