O técnico do Palmeiras Abel Ferreira tomou o celular da mão do produtor Pedro Spinelli, da Globo Minas, nesse domingo (28/5), após o empate do Palmeiras por 1 x 1 contra o Atlético Mineiro. O caso ocorreu na zona mista do estádio Mineirão, local onde ocorrem entrevistas pós-jogo.

Spinelli filmava uma discussão entre Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, e o quarto árbitro Ronei Cândido Alves. Nas gravações, é possível ver a discussão entre os dois, até que o técnico palmeirense se aproxima e oferece uma camisa do time paulista para o membro da arbitragem, que educadamente recusa.

Após perceber que estava sendo filmado, Abel se aproxima de Spinelli, toma o celular da mão do produtor, e a gravação é interrompida. Abel só devolve o aparelho ao perceber que estava sendo filmado pelo também jornalista Henrique André, da rádio Itatiaia. O técnico do Palmeiras discutiu com a imprensa, dizendo que “o futebol brasileiro está assim por vossa responsabilidade”. Ele então sai do local, acompanhado de um segurança do clube.

Mais tarde, na entrevista coletiva pós-jogo, Abel comentou o ocorrido, pediu desculpas e disse que não sabia se Spinelli era jornalista ou torcedor: “Fazer um esclarecimento, uma vez que todo mundo aqui gosta de transformar um copo d’água em uma tempestade. Passou-se aqui uma discussão, uma confusão ali no túnel, entre nosso diretor esportivo e um dos assistentes da arbitragem. E tinha ali, não sei se repórteres, a filmarem tudo. Eu peço desculpas se me excedi. São coisas do futebol, isso é muito nosso, mas infelizmente hoje todos têm câmeras. Peço desculpas se me excedi”.

O técnico do Palmeiras, no entanto, declarou também que “há coisas que a imprensa não tem que saber” e que sentiu sua privacidade invadida. Vale lembrar que a gravação foi feita na zona mista do Mineirão, onde são realizadas entrevistas após os jogos, sob autorização da própria CBF.

Em nota, a Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) repudiou a atitude de Abel Ferreira: “A gravação estava sendo feita na zona mista do Mineirão, após o jogo Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, em local destinado às entrevistas quando o treinador tomou o telefone celular das mãos do repórter. A ACEB repudia qualquer ato contra a liberdade de imprensa e se solidariza ao repórter Pedro Spinelli”.

Na manhã desta segunda-feira (29/5), Abel fez uma chamada de vídeo com Pedro Spinelli, e pediu desculpas ao jornalista.

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar as imagens do ocorrido.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments