Iara Lemos, gaúcha radicada em Brasília, prepara para este mês de fevereiro o lançamento, em Lisboa, de seu primeiro livro, A Cruz Haitiana − Como a Igreja Católica usou de seu poder para esconder religiosos pedófilos no Haiti, já lançado no Brasil pela Tagore Editora.

Em décadas de pesquisas, ela apresenta fatos sobre a atuação da Igreja Católica no Haiti, denunciando que aqueles que mais deveriam ser da confiança da população usaram do prestígio trazido pela posição religiosa que obtiveram junto à Igreja Católica para negociar favores sexuais com crianças famintas.

A obra chega à Europa com o objetivo de fortalecer a luta de jornalistas e entidades ligadas aos direitos humanos, que têm unido forças para denunciar religiosos que cometeram crimes de pedofilia e foram escondidos embaixo dos tapetes das sacristias. A primeira parada fora do Brasil será em Lisboa, em 25/2, às 18h30, na Livraria da Travessa (rua da Escola Politécnica, 46); e no dia 27, às 16h, no Palácio Baldaya, com a presença da autora. Em novembro, a obra, traduzida para o francês, será lançada na Bélgica. Versão online do livro está disponível na Amazon.

Iara, 42 anos, é graduada em Jornalismo pela UFSM e especialista em História Política do Brasil. Também é mestranda em Estudo sobre Mulheres – Gênero, Cidadania e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal. Atuou em Folha de S.Paulo, Rede Globo, IstoÉ e Grupo RBS. Venceu um Prêmio Esso, categoria Interior, e tem menção honrosa no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, entre outros. 

Em setembro de 2020, durante o lançamento do livro no Brasil, Iara Lemos concedeu uma entrevista à Kátia Morais, editora de Jornalistas&Cia em Brasília. Confira!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments