O Instituto Vladimir Herzog lançou em 23/10 a 7ª edição do Dossiê Herzog: prisão, tortura e morte no Brasil. Além do texto original de Fernando Pacheco Jordão, publicado em 1979, a obra homenageia os colegas de profissão de Vladimir Herzog que encaminharam à Justiça o Manifesto Em nome da verdade, que cobrava esclarecimentos sobre seu assassinato.

A nova edição, idealizada por Fátima Pacheco Jordão, viúva de Fernando, traz relatos de jornalistas que não puderam assinar o Manifesto em 1976 pois estavam presos ou sendo perseguidos. Estes relatos são fruto do trabalho de Mauro Malin, responsável também pela revisão e organização da obra.

Segundo a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), “trata-se da publicação mais completa sobre o Caso Herzog, o que a torna fundamental para nossa história, sendo um símbolo para a luta pelos direitos humanos e pelo fortalecimento da democracia no Brasil”.

Na contracapa do dossiê, Miriam Leitão explica a nova edição: “Mais do que nunca, sua leitura é necessária. O Brasil volta a ser assombrado por velhos fantasmas e pelas mesmas mentiras. Este dossiê nos lembra do alto preço pago pela democracia”.

É possível adquirir a obra no site da Editora Autêntica.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments