Oito organizações jornalísticas uniram-se para formar o projeto Diário do Clima, que mapeia dados sobre meio ambiente e clima em Diários Oficiais de capitais brasileiras por meio de inteligência artificial, com o objetivo de democratizar o acesso à informação.

A iniciativa reúne Agência Envolverde, Eco Nordeste, ClimaInfo, #Colabora, InfoAmazonia, ((o)) Eco, Open Knowledge Brasil e Política por Inteiro. O projeto foi um dos selecionados do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina para receber aporte financeiro durante um ano. A ideia é criar uma ferramenta que filtre diariamente informações sobre o meio ambiente de Diários Oficiais de 15 capitais brasileiras, dividindo-as em categorias para facilitar seu uso.

Flávia Campuzano, editora de Relacionamento do #Colabora e uma das coordenadoras da iniciativa, explica que “atualmente não existe uma padronização das informações disponibilizadas pelos Diários Oficiais. O grande benefício do Diário do Clima consiste em criar um sistema que filtre e organize informações relativas à temática ambiental publicadas em algumas das principais capitais do País, o que resultará em um manancial de pautas para o jornalismo, as quais muitas vezes ficam invisíveis dentro do debate público”.

Campuzano destaca que, ao longo de três meses, uma equipe composta por membros das plataformas vai trabalhar na classificação inicial dos resultados de busca: “Essa é a fase do machine learning, ou seja, o momento de ‘ensinar’ o algoritmo a entender, dentro das palavras-chaves escolhidas pelo grupo, o que tem relevância para a temática de meio ambiente”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments