Segundo informações da Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP), 43 jornalistas e veículos de comunicação foram agredidos entre 7 e 14 de dezembro em oito regiões do País.

As agressões ocorreram em meio aos protestos violentos após o afastamento do ex-presidente Pedro Castillo pelo Congresso. A Oficina de Direitos Humanos dos Jornalistas da ANP registrou 25 ocorrências de ataques a jornalistas, a maioria por parte de civis, mas houve dois casos de agressão de policiais à imprensa.

A ANP destaca algumas tendências nas agressões, como a presença de pessoas de fora de organizações sociais que lideram os ataques aos jornalistas e à sede física de diferentes meios de comunicação em Lima e regiões. A entidade registrou casos de pessoas agressoras que exigem que os jornalistas “não espalhem nada”.

Em nota, a ANP declarou que “reitera o direito de protestar de forma pacífica e resguardando o direito à informação. E vai continuar atenta à situação dos jornalistas e meios de comunicação em todo o território nacional”.

A ANP preparou um documento com a descrição de todos os casos de agressão aos jornalistas. Confira os detalhes (em espanhol).

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments