Zero Hora segue líder de engajamento nas redes sociais

Com a marca de 3,32%, o gaúcho Zero Hora se manteve à frente dos seus 11 concorrentes na taxa média de engajamento nas redes sociais em junho, segundo levantamento do Torabit. No entanto, dos doze veículos pesquisados pelo instituto, somente dois conseguiram melhorar a taxa em relação ao mês anterior: O Globo, na sexta posição, que cresceu 6%, atingindo a taxa de 1,76%; e a revista Época, em décimo, que registrou crescimento de 7,4%, chegando à taxa de 0,58%. O Estadão continua em segundo lugar com 2,97% de taxa média, mas teve uma queda de 8% de um mês para o outro.

Em quantidade de seguidores nas plataformas, o R7 continua líder, com 13,2 milhões de fãs no Facebook, seguido pelo UOL, com quase 7,7 milhões. No Twitter a liderança é da Veja, com quase 7,9 milhões de seguidores, seguida pela Folha de S.Paulo, com 5,8 milhões. Já no Instagram o líder também é o R7, com 1,8 milhão de seguidores, acompanhado em segundo lugar por O Globo, com quase 790 mil seguidores.

Para calcular a taxa, o Torabit elabora uma equação composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo nessa rede ao final de cada dia. O resultado, em percentuais, é o índice diário de engajamento em cada rede. A taxa de engajamento num período é a média das taxas de engajamento de cada dia do período.

O resultado permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *