Quase quatro meses após as execuções de Dom Phillips e Bruno Pereira, uma equipe da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) encontrou na última quarta-feira (28/9) o aparelho de comunicação via satélite usado pelo jornalista britânico, e as carteiras com os documentos das vítimas.

Os objetos estavam em uma área próxima ao local onde a dupla foi assassinada, em 5 de junho, às margens do Rio Itacoaí, no Amazonas. A direção da Univaja informou que encaminharia os objetos à Polícia Federal.

A perícia no telefone usado por Dom pode contribuir com a investigação, revelando detalhes sobre as horas que antecederam os assassinatos do jornalista e do indigenista. A quebra do sigilo de dados do aparelho pode mostrar, por exemplo, se Dom fez imagens ou gravou conversas dos suspeitos de participação no crime.

Identificação de Jornalista de Dom Phillips estava entre objetos encontrados pela UNIVAJA

Conforme revelou o Programa Tim Lopes, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o apoio da Univaja foi fundamental para a PF encontrar a cova onde os assassinos enterraram Dom e Bruno. Após terem sido caçados e mortos a tiros de espingarda calibre 16, as vítimas tiveram os corpos esquartejados e queimados. Três pessoas já foram denunciadas pelas mortes: Amarildo de Oliveira, o Pelado; seu irmão, Oseney Costa de Oliveira; e Jefferson Lima da Silva, o Pelado da Dinha.

(* Com informações da Abraji)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments