O Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF) realiza na próxima segunda-feira (23/5), às 20h, um ato/debate sobre assédio judicial a jornalistas. O evento, na sede da entidade, terá a presença de Rubens Valente, José Cristian Góes, Vasconcelos Quadros (Agência Pública) e Nayara Felizardo (Intercept).

Rubens e José Cristian falarão sobre processos que sofreram após a publicação de textos abordando a atuação do judiciário. Rubens foi condenado a pagar mais de R$ 310 mil ao ministro do STF Gilmar Mendes por danos morais, após citar episódios da vida do magistrado no livro Operação Banqueiro. Graças a uma vaquinha organizada por amigos, conseguiu arrecadar a quantia necessária. Até o momento, a campanha arrecadou cerca de 92% da meta estipulada.

Já José Cristian foi condenado cível e criminalmente por uma crônica que escreveu em 2012. O texto, em primeira pessoa, era ficcional. O desembargador Edson Ulisses de Melo, do Tribunal de Justiça de Sergipe, sentiu-se ofendido com o texto, que não mencionava seu nome, e o processou.

Vasconcelos e Nayara produziram reportagens sobre assédio judicial a jornalistas e detalharão o que constataram. O debate/ato será no auditório do SJPDF (SIG, quadra 2).

Leia também: 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments