O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) lança neste mês de março a segunda fase do projeto Codesinfo, o Fundo de Inovação Contra a Desinformação. A nova etapa tem o objetivo de divulgar e estimular o uso de cinco ferramentas digitais de combate à desinformação.

No segundo semestre do ano passado, foram contempladas no projeto cinco propostas de ferramentas contra fake news. Cada um dos veículos responsáveis pelas ferramentas recebeu investimentos de até R$ 100 mil para desenvolver os projetos. O objetivo agora é estimular a adoção destas soluções tanto por veículos brasileiros como internacionais. Além disso, a segunda fase do Codesinfo inclui ainda a organização e participação em eventos, campanhas em redes sociais e a tradução integral do site do projeto para o inglês e o espanhol.

Confira as cinco ferramentas escolhidas pelo Codesinfo:

  • Capí – Chatbot de Inteligência Artificial desenvolvido pela Ambiental Media que fornece respostas claras, atualizadas e confiáveis sobre temas climáticos. A ferramenta foi criada por jornalistas e especialistas em ciência climática.

 

  • Check-up – Ferramenta de análise de anúncios do setor de saúde de Aos Fatos. O projeto analisa os chamados anúncios “nativos” que muitas vezes utilizam linguagem
    jornalística para vender remédios inócuos e falsas curas.

 

  • Mosaico – biblioteca Python da Folha de S.Paulo que serve para criar e gerenciar vídeos de forma programática. Através de Inteligência Artificial, a ferramenta permite a conversão e adaptação de matérias criadas originalmente em texto, fotos e imagens estáticas para vídeos curtos.

 

  • Quem Disse? – plugin da Folha do Mate para criação de perfis jornalísticos no LinkedIn. O projeto é uma extensão para o publicador WordPress, facilitando o trabalho de construção e padronização de perfis de jornalistas e demais colaboradores das redações.

 

  • Xarta – “míni” CMS do Núcleo Jornalismo para atualização de conteúdo. Através de cartões “embedáveis” de contexto, o Xarta é um sistema que tem o objetivo de manter as informações publicadas por sites jornalísticos sempre atualizadas.

Leia também: Antoninho Rossini questiona limites da idade em Velhice Radical

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments